Thermo King traz o melhor para o transporte de cargas refrigeradas para as empresas da Ceagesp e dos principais Ceasas do Brasil

August 19, 2024

Nesse espaço, entrevistamos as empresas que fornecem produtos usados no dia a dia das operações do Ceagesp, dos principais Ceasas do Brasil e das principais empresas de logística. Esse mês, a entrevista é com a Thermo King.

Entrevistamos Patrícia Correa, Gerente de Marketing LATAM.

Agro Transportes & Notícias (AT&N): Patrícia, deixa o recado para os permissionários do Ceagesp, dos principais Ceasas do Brasil e das principais empresas de logística e movimentação de cargas refrigeradas.
Patrícia Correa (Thermo King):
Caminhão rodando com economia de combustível e manutenção, transportando produtos com controle adequado de temperatura, carga de qualidade chegando no padrão exigido pelo cliente, é isso que a Thermo King e sua Rede de Concessionários oferece a todos que transportam nos Ceasas de nosso Brasil.

AT&N: Nos últimos anos vem aumentando muito os esforços da indústria para diminuir a poluição e o uso de energias mais limpas e renováveis na área de transporte. O mercado de caminhões teve grandes investimentos a partir de 2023, com a implantação da motorização Euro 6. E a indústria de implementos, em especial a área de refrigerados, o que tem feito para diminuir as emissões no transporte de alimentos refrigerados?

Patricia:
A Thermo King vem inovando cada vez mais seus produtos, conduzindo nosso segmento a um patamar diferenciado, sempre buscando alternativas mais limpas e tecnologias que possam ajudar na redução de emissão de CO2 e outros componentes nocivos ao meio ambiente. A utilização do gás R452A, que tem 395 vezes mais poder de dissipação na atmosfera que outros gases refrigerantes, ajuda na redução do efeito estufa.

Equipamentos híbridos e elétricos são as mega trends do setor e a Thermo King está sempre à frente com soluções inovadoras, como equipamentos de distribuição elétricos, como o B100eco, E200 e EV500 além de equipamentos com stand by elétrico como os de distribuição, até cargas primárias, como o inovador Advancer A500, que tem uma economia de combustível de até 30%, reduzindo, assim, toneladas de CO2 dissipados na atmosfera.
Entrevistamos Patrícia Correa, Gerente de Marketing LATAM.

Patrícia Correa (Thermo King):

AT&N – O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira. O empresário do setor costuma diversificar seus negócios, plantando várias culturas em seu sítio ou fazenda. Alguns empresários usam a carga refrigerada para levar seus produtos hortigranjeiros até um Ceasa ou supermercado / cliente final e fazem seu retorno com carga geral, sem ser refrigerada. Existe algum problema nesse frete de retorno, quando não se usa produtos refrigerados dentro de um baú refrigerado ? Quais cuidados ele deve ter nesse frete de retorno ?
Patrícia:
Caminhões inadequados podem não ser capazes de acomodar corretamente a carga, ocasionando a perda do produto. Por isso, para o frete de retorno é de extrema importância que o transportador verifique as boas práticas de carregamento e transporte e, principalmente, assegurar se não há nenhum tipo de produto contaminante que possa, após seu transporte, contaminar a próxima carga de alimentos. Após a entrega desse produto não refrigerado é imprescindível que seja feita a higienização do baú, para que possa novamente ser transportado produtos alimentícios. Importante nesse caso seguir sempre as recomendações da Vigilância Sanitária.

AT&N – Falando da cadeia do frio, existem alguns cuidados que o motorista deve ter no transporte, para que a carga chegue intacta, com 100% de qualidade até o cliente final. Fale mais desses cuidados do transporte.
Patrícia:
Nesse sentido, a Thermo King dispõe de vários treinamentos para motoristas no âmbito de boas práticas no transporte frigorificado e algumas noções básicas ajudam a preservar a integridade do produto transportado. Seguem abaixo algumas delas;
* Fazer o pré-frio no baú antes do carregamento
* Assegurar que o produto está entrando no baú na temperatura correta
* Usar cortinas de ar para o descarregamento
* Manter o equipamento desligado durante o carregamento e descarregamento (nesse item há um mito de que é melhor deixar o equipamento ligado para não perder o frio, mas não é uma prática correta. O correto é sempre desligar o equipamento quando estiver carregando e descarregando)
* Manter espaços entre as paredes, piso e teto do baú para que o ar frio possa circular por todo o compartimento
Com procedimentos básicos de boas práticas, o nível de perda do alimento já reduz bastante, além de aumentar o tempo de prateleira e qualidade nas mesas dos consumidores.

T&N – As carretas refrigeradas são o carro-chefe da Thermo King, sendo referência dentro do segmento, com muita tradição e qualidade. Fale um pouco mais dos equipamentos e acessórios que a Thermo King disponibiliza ao mercado.
Patrícia:
De fato, a Thermo King é pioneira no segmento de refrigeração para transporte e continua na vanguarda, trazendo sempre inovações e novas formas de melhorar a vida do transportador e da qualidade dos produtos transportados.

Hoje, alguns equipamentos da Thermo King possuem de fábrica painéis solares que ajudam na economia e contribuem para um meio ambiente mais sustentável, além de acessórios que podem contribuir para uma operação mais saudável economicamente, como é o caso da nossa telemetria. O tracking da Thermo king é um sistema onde o transportador pode monitorar e controlar seu equipamento de qualquer lugar do planeta, além de garantir que a temperatura esteja nas condições corretas. E pode avisar ao motorista sobre qualquer tipo de problema, evitando perdas no produto.

A Thermo King possui também um contrato de manutenção que abrange todo o território nacional. Isso evita surpresas na conta das manutenções preventivas e preditivas, além de contar com um vasto estoque de peças e uma rede de serviços altamente treinada para agir em qualquer situação.

AT&N: – Nos últimos anos, tem se observado um constante crescimento de veículos VUC e vans circulado nos grandes centros urbanos. Falando das cargas refrigeradas, a logística desses veículos é bem dinâmica. Esses veículos são carregados nas noitinhas / madrugadas nos Centros de Distribuição, saem bem cedo para fazer suas entregas, pegam bastante transito pesados dentro das cidades, fazem suas entregas para seus clientes finais (supermercados, grandes atacadistas, açougues, padarias, cozinhas industriais, restaurantes), e retornam no fim da tarde para o Centro de Distribuição. Essa rotina é repetida dia após dia, exigindo produtos com excelente qualidade, devido ao uso severo do trabalho. Fale sobre os produtos que a Thermo King disponibiliza ao mercado para o público de Vans e VUCs.
Patrícia:
A Thermo King pensa muito no segmento que chamamos de “last mile” ou última milha, dispomos de uma linha extremamente abrangente nesse segmento com os equipamentos das séries VX e Ce, nosso carro chefe e queridinho dos transportadores nesse segmento é o V500x e o C450, no entanto o portfólio de produto para esse segmento conta com vários modelos desde o Ce150 até o V800, basta acessar o site da Thermo King e conferir o portfólio completo ou consultar qualquer um de nossos revendedores autorizados espalhados pelo Brasil.

AT&N: E finalizando, o ano de 2024 é um ano de Fenatran, normalmente um ano repleto de novidades por parte dos expositores. Também estamos vivendo um momento na indústria brasileira que muitas montadoras / implementadoras estão anunciando grandes investimentos no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. O mercado pode aguardar novidades da Thermo King nos próximos meses?
Patrícia:
A Thermo King ao longo de seus 50 anos de Brasil sempre aportou no mercado brasileiro o que temos de mais avançado em termos de tecnologia e soluções para o transporte refrigerado. E, neste ano, celebrando nossos 50 anos em terras brasileiras não será diferente. Vamos trazer o que temos de melhor em conjuntos eletrificados, híbridos, gestão inteligente de frotas, serviços agregados, economia aplicada ao transporte e soluções ativas em pós-vendas e peças. Além de uma surpresa que irá trazer o coração e a alma de nossa marca para esta edição da Fenatran. Convidamos a todos para viver esta experiência conosco!

Fonte: Agro Transportes & Notícias